CIDADANIA

Palavra linda esta, que tem sofrido tantos danos que em alguns anos, o desgaste será de tal monta que seu significado poderá perder o verdadeiro sentido: a prática dos direitos e deveres de um indivíduo numa cidade ou estado. Direitos e deveres esses que devem andar sempre juntos, uma vez que o que é facultado a um cidadão implica, necessariamente, numa obrigação de outro.

O direito à vida é o mais importante de todos. E é respeitando a ele que temos dado exemplo. “No enfrentamento desta pandemia, nossos empresários entenderam a importância do momento e, apesar da preocupação e extrema dificuldade surgida para os seus negócios, assumiram uma postura muito responsável perante a situação.” Palavras ditas pelo Secretário do Meio Ambiente Udo Sarlet, também coordenador do setor de fiscalização do município.

Udo Sarlet: algumas atividades foram autorizadas a voltar, mas as pessoas entenderam que não há mais riscos.

É elogiável que empreendedores, muitos dos quais colocaram suas economias, seu esforço, suas horas de lazer na construção de um sonho,  tenham a capacidade moral de priorizar o outro para que o todo se mantenha, se sustente. Temos visto, país afora, um profundo desrespeito de uns com os outros. E aqui, em Novo Hamburgo, podemos ter a esperança de passar pelo ano mais difícil dos últimos tempos, unidos e esperançosos por um novo amanhã.

Há quem possa entender estas linhas como ridiculamente sentimentais. Mas tenho orgulho de ser hamburguense mais uma vez, de ser daqui e saber que tenho ao lado alguém que quer meu bem e não meu mal. Um empresário que quer ver render seu capital, mas olha o social. No contexto geral da pandemia no Brasil, estamos nos saindo relativamente bem. Com o auxílio e compreensão de todos e de toda a comunidade!

O Secretário Udo Sarlet confidenciou que “- Ficamos sensibilizados ao conversar com donos de bares, pubs e restaurantes noturnos, por exemplo, que não sabem como vão manter seus negócios. Essa consciência está também na indústria e nos mais diversos tipos de comércio, mas é importante ressaltar esses pequenos batalhadores. Nosso papel fiscalizador, claro, encontrou situações adversas, mas a grande parte de nossa atuação tem sido a de cientificar. ”

Bancas: o cuidado com o distanciamento social chegou nesta semana com a retirada das mesas e assentos.

Pegar juntos, estar juntos nas dificuldades é o que nos faz sociedade. Somos todos Novo Hamburgo e vamos superar isso. E bem-vindo seja o investimento do Santander, que vai gerar 4.500 empregos aqui. Num momento de tanto lamento, o valor deste coletivo nos recompensa com uma magnífica notícia. E porque escolheram se instalar aqui e não em outro lugar? Talvez a resposta esteja no título.

Fotos: Divulgação

 

 

One thought on “CIDADANIA”

  1. É muito importante ter colobaraçao de todos, mas infelizmente muitos fecharão e vão deixar muita gente desempregada mad precisamos continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *