Hamburgo Velho é um espetáculo! Literalmente

Fui assistir ao recital de piano de Fabio Luz (Brasil/Itália) na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, nesta terça-feira (10/10).  Emocionante é o mínimo que posso dizer sobre o recital com uma participação especial da mezzo-soprano Angela Diel. Mas e o que dizer do casarão em estilo neoclássico onde funciona a Fundação Scheffel, e que serviu à comunidade de diferentes formas? Foi residência, escola, local de eventos culturais, casa comercial e até hospital. Fiquei comovido só de olhar a edificação, construída no ano de 1890, por Adão Adolfo Schmitt. De repente, envolvido naquele clima de romantismo cultural, me peguei absorto viajando no tempo, e passeando mentalmente pelo bairro histórico que deu origem à cidade e ainda conserva razoável parte de seu patrimônio relativo à imigração alemã. Revi o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, construído em técnica enxaimel e tombado pelo patrimônio histórico; a Igreja Evangélica Luterana dos Reis Magos e a Igreja Nossa Senhora da Piedade, ambas restauradas e contando com belíssimos vitrais. Os dois cemitérios, o Luterano e o Católico, com diversas lápides executadas por volta 1890, e esculpidas com detalhes góticos e com epitáfios em alemão. Que espetáculo é este bairro Hamburgo Velho, pensei com meus botões. Há várias outras casas em estilo eclético, com características da imigração alemã, com frontão recortado e telhado com inclinação acentuada. Ruelas que nos levam de volta no tempo e prédios que nos colocam de volta ao mundo de hoje. O bairro abriga o Hospital Regina, o Campus I da Universidade Feevale, o Techpark, o hotel Swan Tower, lojas sofisticadas e modernos espigões. Morar em Hamburgo Velho é um privilégio, sob vários aspectos.

Prefeita Fátima Daudt recebeu representantes da Associação de Amigos de Hamburgo Velho

Mais do que um local de visitação e de forte apelo turístico, o bairro histórico de Hamburgo Velho pode se tornar um polo de benefício para toda a cidade de Novo Hamburgo a partir da geração de empregos, incentivo a novos empreendimentos e fortalecimento dos já existentes. A Associação Amigos de Hamburgo Velho (AME) foi recebido no final de abril pela prefeita Fátima Daudt, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. O grupo apresentou propostas que unem poder público e comunidade na busca por transformar o bairro histórico em um polo de geração de renda e incentivo cultural e econômico.

13 thoughts on “Hamburgo Velho é um espetáculo! Literalmente”

  1. Temos realmente uma bela cidade, Jorge, e tu conheces cada cantinho, pelo que já pude perceber. Mais uma vez parabéns pelo olhar que colocas sobre Novo Hamburgo. Estou gostando de acompanhar este blog.

  2. Ótima matéria Jorge, conte sempre comigo e demais colaboradores da AME para contribuir neste projeto de valorização do bairro. Abraços

  3. Belas palavras para representar um belo espetáculo! Literalmente.
    Parabéns pela sensibilidade e objetividade do texto e pelas imagens selecionadas.

  4. Encantada com as palavras lidas e as imagens mostradas, fiquei pensando em quantas histórias estão registradas ali, neste pedaço da nossa cidade. Viajei no tempo. Obrigada pela bela descrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *